As majestosas curvas e os acentuados declives do Autódromo Internacional de Portimão foram o cenário escolhido para a Mercedes dar a conhecer ao Mundo a mais recente e extrema criação da divisão AMG: os Mercedes-AMG E 63 e E 63 S, sendo este último, com 612 cv, o Classe E mais potente de sempre! Para a informação se tronar completa, resta dizer que às suas designações se deve juntar o 4Matic+, já que ambas as versões apenas estão disponíveis com tracção integral.
Em versões "bombásticas" como estas, centremo-nos nos seus "corações" que, apesar do aumento das potências, até são consideravelmente mais pequenos que os dos modelos que substituem: continuam a ser V8 biturbos, mas com uma cilindrada que baixou de 5,5 para 4 litros e com a novidade de os dois turbos terem passado para o interior da bancada em V dos cilindros. Apesar disso, a potência do AMG E 63 subiu de 557 para 571 cv (750 Nm de binário) e a do E 63 S saltou de 585 para 612 cv (850 Nm).
Os motores estão acoplados a transmissões automáticas de nove velocidades – designadas Speedschift MCT – com patilhas no volante para poderem ser comandadas manualmente, numa condução mais desportiva. A resposta da caixa pode ser configurada (tal como a do motor, suspensões, direcção e tracção), para ser mais desportiva ou confortável. Neste último modo tem a capacidade de, entre as 1000 e as 3250 rpm, quando se rola de forma pacata, "cortar" meio motor, ou seja, desactivar quatro dos oito cilindros, baixando drasticamente o consumo de combustível. Porque, nestes AMG, o acelerar "como se não houvesse amanhã" não é tudo…
Mas a versão mais potente, o E 63 S, vem com um "brinde", já que dispõe de um modo "Drift" para os… mais atrevidos e que só deverá ser usado em pistas por questões de segurança. Fica disponível ao activar-se o modo "Race" através das patilhas da caixa no volante e desde que o ESP esteja desligado e a caixa em modo manual, transformando assim o AMG E 63 S num puro tração traseira de 612 cv. Depois… é bom que o "piloto" saiba o que está a fazer e que tenha mão forte para domar este "puro sangue"! E terá de ser o condutor a desactivar esse modo.
Com o vídeo e a quantidade de fotos que lhe mostramos, não é preciso descrevermos como distinguir as versões AMG de qualquer outro Mercedes Classe E, as diferenças são por demais evidentes pela agressividade desta carroçaria. De que ressaltam as jantes de 19 polegadas (20 na versão E 63 S) por onde "espreitam" respeitáveis discos de travão de 360 mm nas quatro rodas (390 mm à frente na versão S). Mas a Mercedes-AMG propõe
As duas novas versões AMG do Mercedes Classe E irão brilhar no salão de Los Angeles já em Novembro. No entanto, só chegarão ao mercador europeu em Março do próximo ano. E dentro de aproximadamente um ano deverá aparecer a versão Station com todo este poderio mecânico!